sexta-feira, 4 de setembro de 2015

Especial Semana da Pátria


   
Civismo é: ter amor pela pátria; respeito perante os símbolos nacionais; conhecer o hino nacional; enfim, ser patriota.
 O sentimento patriótico é importante, diríamos até que é imprescindível. Pois, esse deve ser o primeiro passo para nos motivar a construir um país melhor.
Então!? Vamos começar o exercitar nosso patriotismo conhecendo nosso símbolos e cantando nossos hinos. 
  

============================================
Símbolos Nacionais 
============================================

 
BANDEIRA NACIONAL: Esfera azul, representando nosso céu estrelado, ao centro com a frase "Ordem e Progresso". São 27 estrelas, representando os 26 estados e o Distrito Federal. Losango Amarelo ao centro representando o ouro. Retângulo verde, representando nossas matas e florestas.






ARMAS NACIONAIS : no centro há um escudo circular sobre uma estrela verde e amarela de cinco pontas. O cruzeiro do sul está ao centro, sobre uma espada. Um ramo de café está na parte direita e um de fumo a esquerda. Uma faixa sobre a parte do punho da espada apresenta a inscrição "República Federativa do Brasil". Numa outra faixa, abaixo, apresenta-se "15 de novembro" (direita) e "de 1889" (esquerda)





SELO NACIONAL : usado para autenticar documentos oficiais e atos do governo. Usado também para autenticar diplomas e certificados emitidos por unidades de ensino reconhecidas. É representado por uma esfera com as estrelas (semelhante a da bandeira brasileira), apresentando a inscrição República Federativa do Brasil.






  
Hino NacionalHINO NACIONAL : tocado em solenidades e eventos oficiais do governo, eventos esportivos e culturais e nas escolas, junto com o hasteamento da Bandeira Nacional.





Vamos Cantar!

===========================================
Símbolos de Sergipe
===========================================

 A bandeira de Sergipe não foi criada para ser um símbolo do Estado. Foi idealizada pelo empresário José Rodrigues Bastos Coelho, proprietário de uma frota de saveiros que transportava sal e outros produtos sergipanos, para a Bahia e Pernambuco. Em todas as suas embarcações, a bandeira era hasteada nos mastros com o objetivo identifica-las como sendo de sua empresa. De tão popular que se tornou, a bandeira de Bastos Coelho foi adotada como oficial do Estado de Sergipe pelo Presidente Pereira Lobo, em 19 de outubro de 1920. 

O Brasão do Estado de Sergipe, utilizado em todos os documentos oficiais, passou recentemente por uma restauração para resgatar sua qualidade técnica. Ele foi redesenhado em cima do original, feito pelo professor Brício Cardoso, em 1822. No Brasão, aparecem as figuras do índio Serigy e do aeróstato, o que na época representava a fusão de um elemento do presente com um elemento do futuro.









 

 O Hino de Sergipe

O Hino de Sergipe é o nosso mais antigo símbolo em uso e foi oficializado pela Assembléia Provincial em 5 de julho de 1836, sendo publicado pela primeira vez no jornal "Noticiador Sergipano", de São Cristóvão, neste mesmo ano. A letra é do poeta e professor Manoel Joaquim de Oliveira Campos e a música é do Frei José de Santa Cecília. O seu título é “Alegrai-vos Sergipanos” e seus versos lembram a Independência do Brasil e o envolvimento de Sergipe naquele fato histórico.
 

Letra



============================================
Símbolos de Tomar do Geru
============================================


Nenhum comentário: