sábado, 20 de agosto de 2011

ESCOLA MONTEIRO LOBATO
PROJETO
MANIFESTAÇÕES CULTURAIS - HISTÓRIAS DE UM POVO

Introdução


Este projeto é produção da comunidade escolar da rede privada Escola Monteiro Lobato no município Tomar do Geru. Tem o intuito de desencadear ações referentes ao folclore brasileiro no período de 05 a 31 de agosto de 2011, partindo das manifestações folclóricas desenvolvidos na cidade.


                                                   A cultura brasileira é múltipla e diversa, reflete a própria miscigenação racial do país, incorporando influências de diversos povos, principalmente europeus, africanos e indígenas. Entre as principais formas de expressão artística do cotidiano brasileiro, estão as festas populares, as lendas, os mitos, a culinária  e o artesanato, que revelam aspectos típicos de cada região.


Em Tomar do Geru, entre as manifestações folclóricas que sobrevivem até hoje, estão  as festas juninas e religiosas. Ainda em extinção em alguns povoados encontram-se danças como Reisado, A Dança do São Gonçalo, Dança do São João e outras danças. Dentre os movimentos tradicionais está a mais atual Festa de Carro de bois, além de uma série de lendas, crenças, mitos, músicas, e cantigas. Além disso, destaca-se na culinária e no artesanato. Essas manifestações são parte de uma cultura que representa o saber do povo brasileiro.   O resgate da memória dessas manifestações é de suma importância para à construção e valorização da identidade do  povo. Reconhecer essa diversidade é valorizar a formação de um povo na construção de sua identidade sociocultural. 

Acesse aqui todo o conteúdo projeto.                                        Joquebede Santos de Jesus
                                                                                                         Coordenadora pedagógica

domingo, 7 de agosto de 2011

Mensagem ao Padre!

Todo cristão é chamado para servir. No entanto, para que o povo de Deus possa cumprir sua missão, Ele suscita em seu meio algumas vocações específicas, a do sacerdócio é uma delas. Deus chama alguém do meio do povo, para o povo.
Um padre deve ser ao mesmo tempo, pequeno e grande, de espírito nobre, como de sangue real, simples e espies.
Um padre deve ser discípulo de seu senhor, chefe do seu rebanho; um mendigo de mãos largamente abertas, um portador de inumeráveis dons, um homem no campo de batalha, uma mãe para confortar os doentes, com a sabedoria da idade e a confiança de um menino; voltado para o alto, com os pés na terra.
Um padre deve ser experimentado no sofrimento, imune a toda inveja, que fala com franqueza e é inimigo da preguiça. Um padre é feito para alegria, é alguém que se mantém sempre fiel. 
Parabéns pelo seu dia!